A importância da LIBRAS na sociedade
Publicado em : 22/03/2017
Criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, a LIBRAS ? Língua Brasileira de Sinais ? é uma forma de linguagem natural. Como qualquer outra, ela apresenta uma estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos, etc.
O que a diferencia das demais línguas usadas hoje é que, em vez do som, utiliza os gestos como meio de comunicação. Nela, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.
Após ser reconhecida oficialmente como uma das línguas oficiais do país, uma lei do ano de 2005 determinou que as universidades que oferecem cursos de formação de professores e de Fonologia devem ter a disciplina de ensino de LIBRAS em suas grades curriculares.
Essa medida representou um grande avanço para a valorização da língua de sinais e para a capacitação dos futuros profissionais. No entanto, Vera Balbino, presidente da Associação das Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás ? AMDASGO, ressalta que atualmente, no mercado de trabalho, ainda são poucas as empresas acessíveis para o surdo.
De acordo com ela são poucos os profissionais qualificados de acordo com a Lei. Ou seja, aqueles que são graduados ou especialistas no assunto. ?Existe um número grande de pessoas que sabem a Libras por convívio, mas não são habilitadas?, explica.
À medida que aparecem mais vagas de trabalho para esses profissionais, ela ressalta que a procura aumenta. ?Para isso basta olhar o crescente número de alunos no curso de Letras/Libras da UFG?.
Sobre as dificuldades que os surdos enfrentam, Vera diz que são sempre as mesmas. ?Falta acessibilidade na comunicação?.
Covendas
Sobre a experiência na convenção de vendas da Adag, Vera avalia como um evento de sucesso. ?Basta ver o número de surdos que compareceram?. E acrescenta que a falta de eventos inclusivos na cidade só demonstra que a sociedade em geral ainda não pensa de forma inclusiva.
?Precisamos pensar na pessoa com deficiência como um cidadão comum, que tem suas dificuldades, mas que são passíveis de serem superadas. Não pensem como um coitado?.
E com esse recado, ela deixa o convite para todos aprenderem Libras. A associação oferece o curso, em diversos níveis, no Setor Leste Vila Nova. O público-alvo são profissionais da área de educação, saúde, atendimento social e empresarial, e pessoas que desejam se comunicar melhor com familiares e amigos que apresentam surdez.